13 de dezembro de 2009

Instalação do Ubuntu Linux


Há muito tempo se houve falar de Linux mas sempre se teve a idéia de que é complicado, baseado em texto e difícil de usar. De fato ele realmente era assim. Era, pois não é mais. Há mais de dois anos eu uso o UBUNTU Linux e apesar de não suprir a necessidade de todos os usuários de Window$, certamente serve para a maioria das pessoas comuns, inclusive para aquelas que tem algumas dificuldades no sistema operacional da Micro$oft.

Pelo uso que tenho com o Ubuntu, vou dar ênfase nas vantagens que tenho verificado.

A maior vantagem é certamente ele ser livre. Não tem custo de licença, é atualizado gratuitamente conforme vão avançandos os projetos, a cada 6 meses tem uma nova versão, não precisamos comprar versões piratas nem procurar por "cracks" na internet que geralmente nos traz vírus e spywares.

Além disso, qualquer dificuldade que você tiver em qualquer aplicação com o linux, existem milhares de blogs e pessoas na internet dispostas a ajudar e compartilhar conhecimento.

A maioria dos programas extras já vem instalado, como visualizador de PDF, OpenOffice (similar ao Word, Excel e Power Point), gravador de CD, programa para baixar Torrent, leitor de e-mail similar ao Outlook, reprodutor de vídeos e música e aplicativo de mensageiro eletrônico que acessa ao mesmo tempo MSN, GTalk, ICQ e diversos outros programas de bate-papo, e o melhor de tudo é que acessa várias contas ao mesmo tempo sem malabarismos.

É lógico que esses programas não são suficientes, e é por isso que o Ubuntu possui uma Central de Programas, onde se encontra diversos programas grátis para as mais diversas necessidades dos usuários. Sem precisar vasculhar sites, nem procurar crack ou serial, a apenas alguns cliques de distância.

Sou adepto do linux pois acredito que o conhecimento da humanidade deve ser compartilhado e usado em prol da evolução humana, e não ser privado em prol do lucro imediato e consequente atraso da evolução por limitações econômicas. Incito aos que tem pensamento parecido e que acreditam na liberdade e em um mundo pensado no bem comum, que aos poucos passe a utilizar e conhecer o mundo Linux, para um dia se libertar da Propriedade Intelectual.

Como é difícil para o ser humano a mudança imediata e brusca, aconselho a seguir o seguinte tutorial para manter em seu computador os dois sistema operacionais, Windows e Ubuntu, no mesmo PC. Assim fica mais fácil comparar os sistemas, e usar o melhor em cada aplicação que você precisar.


Após seguir os passos desse tutorial, sugiro seguir os passos desse outro tutorial que vai fazer rodar todos os tipos de vídeo e áudio disponíveis na internet. Pode (e deve) ser feito logo a seguir a instalação do Ubuntu. A medida em que os meses passam, pode ser que algum dos pacotes não estejam mais disponíveis. Isso significa que algum dos outros pacotes já suprem o pacote tirado de circulação.


Agora você está pronto para utilizar o Ubuntu Linux diariamente. No próximo texto sobre Linux vou ensinar algumas dicas de editar vídeos de forma simples e rápida, utilizando programas livres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário