29 de novembro de 2009

O Fantástico mundo de Honduras

Estava vendo agora o Fantástico e começou a notícia sobre as votações em Honduras.

Eleições em Honduras tiveram baixa participação.
O candidato X votou em cidade tal.
Nas zonas eleitorais das classes média alta e alta, de apoio às eleições, se esperava altos indices de comparecimentos., já que os candidatos fizeram grandes apelações para que os eleitores comparececem.


A noticia parece coerente, quem está apoiando os golpistas são realmente os as classe média e média alta. Porém a imagem mostrada pelo jornalista é de uma quadra totalmente vazia, como se os apelos não tivessem sido atendidos. Continuando a reportagem...

Estamos aqui num bairro pobre de Honduras, onde a maioria apóia Manuel Zelaya, o presidente deposto. - Vocês votaram hoje? - Não - Não - Não.


De forma curiosa a reportagem também parece coerente, mas as imagens mostram muitas pessoas espalhadas pelas ruas, concentradas, sentadas nos muros. E como é normal nessas reportagens, filmaram uma idosa numa cadeira de rodas que estava votando. Ela indica para outra pessoa que vota por ela: - Vote no Partido Liberal.

Então aparece na tela um jornalista em meio a uma grande festa.

Pesquisas de boca de urna confirmam o ex-guerrilheiro Mujica novo presidente do Uruguay. Seus apoiadores fazem grande festa pela vitória.


Fui perguntar a um grande amigo pelo MSN se ele estava vendo Fantastico. Segue conversa:

@ivanrocha diz: vc viu a noticia sobre as eleições em Honduras?
SaNdRo SaCAmoTO diz: vi sim
@ivanrocha diz: notou algo estranho?
SaNdRo SaCAmoTO diz: não, tava converssando
@ivanrocha diz: o que lembra da noticia?
SaNdRo SaCAmoTO diz: que os cara pensaram que o pessoal da classe média para alta iriam vir votar mas não veio muita gente, uma velhinha não precisava mas fez questão de ir lá.


É lógico que uma amostragem de 1 pessoa não prova nada, mas ficou claro que a intensão da reportagem é parecer que o povo estava apoiando a eleição e não a burguesia, pois muitos países (inclusive o Brasil) vão dizer e já disseram que não reconhecem as eleições em Honduras.

As evidências são claras de manipulação e distorção da notícia. Os Fatos é que as votações tiveram apenas 35% de comparecimento e em alguns lugares chegou a apenas 25% dos votantes. Houveram várias confrontos entre a polícia e manifestações pacíficas como mostrou o Portal Terra AQUI e pela TeleSURTV em espanhol, inclusive com vídeos AQUI.
O comparecimento na última eleição, em 2005 foi de 55%. O voto não é obrigatório em Honduras. Mais informações podem ser vistas no ANOTICIA AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário