9 de março de 2010

Quem Ganha com Mensalidade no Transporte Coletivo?


Em primeiro lugar quem ganha é o comercio local, pois ao diminuirmos o custo do transporte da população, automaticamente aumentamos o poder de consumo, já que hoje o gasto com transporte consome 30% da renda do trabalhador. Como a ideia é cobrar mensalidade para uso livre do sistema de transporte assim como pagamos pelo uso de uma internet banda larga, haverá mais deslocamentos e novas oportunidades de negócios.

Ganha o trabalhador que além de aumentar seu poder de consumo, terá liberdade de movimentação onde irá trabalhar utilizando o sistema, mas também terá acesso fácil quantas vezes precisar para ir a qualquer evento ou local na cidade, ganhando muito mais qualidade de vida, cultura, educação, troca de informação e de experiências trazendo benefícios óbvios ao país a médio prazo.

O mesmo acontece com o estudante, que já tem a vantagem de estar em um processo de aprendizado, tendo a possibilidade de desfrutar dessa mobilidade, irá formar uma nova geração com muito mais experiência e cultura. O aposentado então não preciso nem gastar argumentos para mostrar os benefícios que terão, não concorrendo sequer o risco no trânsito.

Ganha a indústria e todos os empresários pois gera qualidade de vida para sua família e seus funcionários, criando harmonia e bem estar com momentos agradáveis.

Se pensarmos que muitos desses citados até agora, principalmente os trabalhadores, deixarão de usar o transporte individual pois será vantajoso usar o coletivo, haverá um desafogamento no trânsito liberando as estradas para o transporte de cargas e para os que realmente precisam utilizar o transporte individual. Além disso, como muitos utilizam motos, e esses teriam muita vantagem em migrar para o transporte coletivo, principalmente pela frequência da chuva na cidade, teríamos uma redução ainda maior com custo de saúde para o município pois 40% dos traumas são causados por acidentes envolvendo motocicletas.

Em resumo ganha todo o Brasil com a liberdade de ir e vir de cada cidadão gerando desenvolvimento e amor ao Meio Ambiente, pois ao darmos preferência ao coletivo em relação ao individual, estaremos jogando menos poluentes na atmosfera.

O único que "perde" em toda essa história é quem passou os últimos 40 anos explorando e lucrando com um sistema que deveria ser público, num monopólio privado que viola a concorrência da teoria capitalista tradicional, criando exclusão como mostram os números dos últimos anos do número de passagens vendidas, mantendo o lucro e inclusive aumentando com aumentos acima da inflação.

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